Unidade recebeu ampliação, nova sala de vacinação, modernização da Farmácia Básica e melhorias em diversos setores; investimento supera R$ 400 mil

A Prefeitura de Goiandira entregou, nesta sexta-feira (26), a revitalização do Centro de Saúde José Alves Porto Filho e da Farmácia Básica Municipal. A unidade passou pela maior intervenção desde sua inauguração, há 33 anos, recebendo ampliação e modernização da estrutura para melhorar o atendimento à população.
Durante a solenidade, o prefeito Allisson Peixoto destacou que a revitalização representa um importante avanço para a saúde do município. Segundo ele, além das melhorias estruturais, a unidade passou a contar com novos espaços, como a sala de vacinação, setor de fisioterapia, ampliação da Farmácia Básica e adequações em todos os ambientes do prédio.
“O Centro de Saúde é o coração da saúde de Goiandira. Tudo passa por aqui, tudo é administrado e direcionado por esta unidade. Depois de 33 anos, conseguimos realizar uma revitalização completa, oferecendo uma estrutura muito melhor para a população e para os nossos servidores”, afirmou o prefeito.
Allisson Peixoto ressaltou ainda o fortalecimento da Farmácia Básica Municipal. De acordo com ele, o município iniciou a gestão com cerca de 100 medicamentos cadastrados e atualmente disponibiliza aproximadamente 170 medicamentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O investimento na compra de medicamentos chega a cerca de R$ 80 mil por mês, totalizando quase R$ 1 milhão por ano.
Na área odontológica, o prefeito informou que o município já entregou mais de 700 próteses dentárias gratuitamente à população por meio da rede pública de saúde.

Segundo a administração municipal, a revitalização recebeu investimentos superiores a R$ 400 mil, entre recursos próprios e emendas parlamentares. O prefeito explicou que, caso toda a obra fosse executada por empresa terceirizada, o custo ultrapassaria R$ 600 mil. A utilização da mão de obra da própria Prefeitura contribuiu para reduzir os custos da obra.
Durante o discurso, Allisson Peixoto agradeceu o apoio da deputada federal Flávia Morais, responsável por recursos destinados ao gerador de energia e à estrutura da sala de vacinação, além do deputado estadual Jamil Calife, que destinou emenda parlamentar de R$ 135 mil para a revitalização da fachada da unidade. O prefeito também agradeceu o senador Jorge Kajuru pelas emendas destinadas à saúde do município.
O prefeito fez questão de reconhecer o trabalho dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde e da equipe de Infraestrutura, que participaram diretamente da execução da revitalização da unidade.
Além da entrega do Centro de Saúde, Allisson Peixoto anunciou a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor Marvêra, marcada para este sábado (27), às 19h. Segundo ele, a nova unidade ampliará ainda mais a capacidade de atendimento da rede municipal, reforçando os investimentos da administração na melhoria da saúde pública de Goiandira.























