Competição chega ao fim para definir campeões de oito categorias no autódromo de Goiânia.

O autódromo de Goiânia recebe hoje a 5ª e última etapa do Goiás Superbike. Ao final do dia, a competição irá conhecer os campeões das oito categorias. Entre os pretendentes ao título, Vigmar Cardoso, de 38 anos, está na busca por seu primeiro troféu. O piloto corre na Superbike Light, com motos de 1000cc, mas para competidores iniciantes.
Para Vigmar, o amor pelas motos vem desde os 13 anos, quando viu pela primeira vez uma moto esportiva. “No meu primeiro emprego, ia trabalhar de bicicleta e meu patrão tinha uma moto esportiva. Quando conheci, fiquei apaixonado e com muita vontade de ter uma”, disse o piloto. Porém, ele só conseguiu estar nas pistas em 2016.
“Em 2015, vim assistir a uma corrida aqui pela primeira vez. Lá da arquibancada, via as motos passando na reta e chegava a dar um arrepio. A minha primeira vez na pista foi em 2016, em um track day (quando o público pode ter a experiência de um piloto). Nesse dia, só tinha três pilotos. Na primeira volta, quando passei na reta a quase 300 km/h e freie, chorei dentro do capacete por poder estar ali realizando um sonho”, relembrou Vigmar.
Apesar do amor pelo esporte, o piloto de Catalão possui um trabalho bem distante da realidade das motos. É técnico em mineração. “Trabalho no beneficiamento de um mineral chamado nióbio. Sempre que me sobra um tempo, estou em cima da moto dando umas voltas pela cidade, para sentir o posicionamento e não ficar para montar no banco só no dia da corrida”, comentou.
Para o piloto, acelerar sobre duas rodas é um sonho realizado. Segundo ele, era uma realidade bem distante, que ele via apenas de longe. “Quando falei que viria, as pessoas me perguntaram o motivo. Para mim, é uma satisfação poder estar correndo, conversando e no ambiente de alguns pilotos que antes eu só via da arquibancada e pela internet”, disse Vigmar, que destacou que tem a evoluir, sobretudo na parte física.
“Não sabia que desgastava tanto. Às vezes, perco dois quilos no final de semana, mas apenas de líquido. Preciso evoluir no condicionamento e na estabilidade. Mas, hoje, se estou andando e enxergando o ponteiro da categoria principal, já fico satisfeito. Para o ano que vem, quero andar junto com eles, quem sabe entre os três primeiros” completou o piloto.
As provas da última etapa do Goiás Superbike começam, hoje, a partir das 10h50. A categoria principal deve começar às 12h20. Para o torcedor que quiser assistir às corridas, o ingresso será um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo.
Fonte: O Popular












